Uma postagem quente: Combustão Espontânea

Segundo o Wikipédia, a Combustão Humana Espontânea (CHE) é quando um corpo humano, sem razão aparente, entra em combustão. O primeiro caso foi relatado no ano de 1663 pelo dinamarquês Thomas Bartholin que disse que uma mulher, na França, se tornou "fumaça e cinzas" enquanto dormia. Um ponto interessante dessa história é que ela dormia num colchão de palha e o colchão ficou intacto mesmo com o fogo.
Outro caso relatado por Thomas em seu livro Historiarum Anatomicarum Rariorum foi de 1470: um cavaleiro italiano estava bebendo vinho e sem nenhum motivo começou a vomitar labaredas até que foi consumido pelo fogo. 

Um crânio e uma costela foram encontrados: era um novo caso. A ossada era de George Mott, um bombeiro de 58 anos que queimou até virar cinzas junto com a cama onde estava deitado. As investigações disseram que um arco elétrico e um vazamento de gás foi a causa. Mott era fumante e bebedor pesado, e não estava com a máscara de oxigênio que costuma usar.

Um físico de 92 anos da Pensilvânia chamado John Irving foi encontrado morto em seu banheiro. O que sobrou dele foi um pedaço de sua perna direita que ainda estava com chinelo. Foi tão queimado que as sobras foram parar no porão, embaixo do banheiro. Acredita-se que as cinzas do cachimbo de John caíram nas suas roupas e os fósforos no bolso ajudaram no resto. Um jarro de água quebrado foi encontrado junto ao copo, pensa-se que ele tentou apagar o fogo, mas não teve sucesso.
Analisados centenas de casos, a maioria deles tem coisas em comum:
  • O corpo é quase completamente incinerado, as mãos e os pés ficam intactos;
  • O torso é a parte mais consumida pelas chamas;
  • Todos os casos não tem nenhuma ignição externa para ter ocasionado a combustão, elas acontecem do nada.
Na teoria, para que aconteça a combustão, o organismo precisa de calor intenso e de uma substância inflamável. Normalmente não apresentamos nenhum dos dois; apesar disso, pesquisadores têm especulado sobre explicações para a ocorrência da CHE. Contudo, outra teoria diz que a combustão ocorre por um acúmulo de metano que se inflama por enzimas. 

Apesar de inúmeras teorias, ainda não temos explicações científicas para o tal acontecimento, tudo que sabemos é que estamos em perigo constante: quem sabe não entraremos em chamas no futuro?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.